Livro das derrapadas no marketing

Arapuca de aniversário
Colunista: Antonio Silvio Lefèvre – Edição 12/06/2006

Eu e FHC (ou FHC e eu…) somos sociólogos, ambos moramos em São Paulo e os dois aniversariamos no próximo domingo, 18 de junho. (antecipadamente agradecemos os cumprimentos). Se além desses e outros pontos em comum, ele tiver, como eu, um cartão ItauCard Visa, deve ter recebido também uma mala direta bem produzidinha, cheia de dobras e macetes, com a chamada Preparamos uma surpresa deliciosa para o seu aniversário”. Dentro, cupons destacáveis de quatro restaurantes que nos oferecem “presentes exclusivos, de dar água na boca. A mala não é personalizada, como hoje se faz rotineiramente, o que já começa lhe tirando credibilidade… Parece que, para eles, nós dois não somos pessoas com nomes e histórias… somos apenas registros de um banco de dados de aniversariantes do mês.

Vamos ver então esses presentes que nos oferecem. No restaurante Alcatruz pague com ItauCard Visa e ganhe 100% de desconto no prato principal do aniversariante, desde que acompanhado de pelo menos um pagante… Já fico imaginando a situação: será que Dona Ruth vai ter que pagar a conta ou será que Fernando, apesar de comer o prato principal de graça, uma vez que vai ter que pagar pela entrada e sobremesa, acaba botando ele mesmo o cartão em cima da mesa? E se Ruth resolver pagar desta vez, mas ele não tiver dado um cartão adicional a ela? Ouvi falar que ele tem reputação de pão duro… Já pensaram a saia justa?

Já no Costanera Parrilla Argentina pague com ItauCard Visa e ganhe 50% de desconto no prato principal do aniversariante e de um acompanhante. Opa! Eu aprecio bem um churrasco, embora prefira o brasileiro ao argentino… Mas a Sonia, minha mulher, é vegetariana… Será que se eles têm prato principal vegetariano ou só aquelas saladinhas de entrada? Geralmente os vegetais são mais baratos… e aí não haveria tanta vantagem. Será que ela pode abdicar dos 50% dela e converter em 100% no meu?… O cupom diz que a promoção é “não cumulativa”, mas o que será que isso significa? Um aniversariante pode ter recebido dois cupons? Ou será que eu e FHC não poderíamos comemorar juntos?

Talvez Fernando prefira o Focco Premium Food, onde se ganha uma opção de entrada, prato principal e sobremesa (cardápio exclusivo para a promoção) para o aniversariante, desde que acompanhado de pelo menos um pagante… Peraí… o que significa isso? Que o aniversariante tem que escolher se come entrada,  prato principal ou sobremesa ou que pode escolher um de cada? E que diabos será esse cardápio exclusivo para promoção? Ah, acho que já entendi: o aniversariante deve poder escolher um de cada, mas só de um menu “exclusivo”, que certamente deve ser aquele que não inclui isto, não inclui aquilo… ou seja, um menu “exclusivamente” pior… E o que mais diz embaixo? Bebidas, sobremesas e serviço à parte… Ué? E se ele tiver escolhido a sobremesa, na primeira opção? Será que não vale? Esse presente está muito mal embrulhado: Fernando não é homem de fazer rolos.   

Ah, a quarta e última opção me parece a melhor: o Zi Tereza di Napoli…  Neste eu nunca fui, mas conheço o Zi Tereza e o Jardim di Napoli e gosto muito do segundo. De repente os dois se casaram e deu algo de aceitável. E quem sabe nós até convidamos Fernando e Ruth, já que dois casais, com dois aniversariantes, mas duas mulheres pagantes, devem ser aceitos.. Vejamos o que oferecem: Pague com ItauCard Visa e ganhe um vinho para levar para casa… e, em letras miúdas: Bebidas, sobremesas e serviço à parte.

Taí uma promoção que dá pra se pensar… Tive uma idéia: a gente dispensa a sobremesa, pega as duas garrafas de vinho de presente e vai celebrar com bons queijos em casa deles, já que moram ali perto, em Higienópolis…  Mas será que o vinho é bom?… Fernando é exigente! Opa! Tem mais um detalhe, em letras miúdas: Promoção válida de segunda a quinta feira… Então dançamos! Nosso aniversário cai no domingo e este seria o dia ideal para ir jantar fora: não teria graça adiantar para quinta feira ou adiar para segunda… E com essa “grande finale” joguei mais esta mala direta naquele lugar que todas elas mais temem: a lata do lixo.

Pessoal do ItauCard, da Visa e de outros tantos que fazem promoções semelhantes! Será que vocês nunca pararam para pensar na absoluta falta de credibilidade desses “presentes” que chegam com mil e uma ressalvas, tipo não inclui isso, não pode aquilo? Vocês acham que os seus clientes são tão ingênuos a ponto de acreditar que vão ter alguma vantagem se tiverem a “surpresa” de cair numa dessas arapucas? Vocês já pararam para pensar em como as armadilhas preparadas por esses  “estabelecimentos filiados” espertinhos arranham a própria imagem do cartão e da sua bandeira?

Eu que já fiz muitas pesquisas para cartões de crédito, sei que estes são temidos por muitos clientes, por se associarem a futilidades e gastos descontrolados… Sei também o quanto os cartões precisaram lutar para serem aceitos em estabelecimentos que oferecem produtos de primeira necessidade, como postos de gasolina, supermercados, hospitais, onde antes eram rejeitados. Por que então criar propagandas e promoções como estas, que parecem destinadas a bobões gastões? Gente, tratem os seus clientes como seres inteligentes e eles retribuirão na mesma moeda, ou melhor, no mesmo cartão.